Jovens pilotos são destaques nas categorias base do Automobilismo Brasileiro 2023

Na categoria de base do automobilismo brasileiro (Kart) pilotos que treinam na Fitness Racing conseguiram excelentes resultados em nível nacional em 2023.

 

Jovem piloto Arthur Bertoncello em seu segundo ano de competições de kart já colheu resultados importantes em nível nacional e com participação no mundial de kart.

Este ano Arthur Bertoncello de 17 anos sagrou-se campeão da Copa Brasil de kart na categoria Novatos e foi Vice Campeão Brasileiro de kart Novatos em Vespasiano MG, ambos os campeonatos são os mais importantes do kart e promovidos pela CBK (Confederação Brasileira de kart oficial) entidade oficial que representa o kart no país.

Ainda este ano Arthur Bertoncello teve a experiência de participar do Campeonato Mundial de kart na Itália e se classificou para final estando em top 10 até a ultima volta.

 

Jovem piloto Lucas Kuhn de 11 anos outro piloto destaque do nosso time na Fitness Racing teve participação positiva em 2023 e belas atuações conquistando excelentes resultados em segundo ano em competições.

Em 2023 Lucas Kuhn conquistou dois títulos e três vice campeonatos entre os quais Lucas conquistou um titulo metropolitano, um titulo estadual e três vice campeonatos nacional em sua temporada de estréia em competições neste âmbito.

Em nivel nacional, Lucas foi Kuhn foi Vice Campeão do Open Rotax Mini Max e na Mini 2T e Vice Campeão Brasileiro de kart na Rotax Mini Max em Vespasiano MG. Em 2024 Lucas Kuhn vai para novos desafios e sobe de categoria no kart.

 

Arthur Cordeiro outro jovem piloto do nosso time da Fitness Racing teve resultados expressivos este ano. Arthur Cordeiro conquistou o titulo de Campeão da Copa Brasil de Kart 2023 na categoria cadete e Vice Campeão na Mini 2T campeonatos promovido pela Confederação Brasileiro de kart oficial. Teve ainda boas atuações e vitorias Open 1 do Brasileiro Nova Santa Rita ficou em 3° lugar  e dividiu vitorias durante o ano na categoria Rok Kids e na Copa São Paulo Light na categoria cadete. Arthur Cordeiro segue novos desafios em campeonatos para o ano de 2024.

 

 

Parabéns esta galera promissora que nos enche de orgulho e que  fez bonito na categoria base do automobilismo nacional.

– Go, go, Go !!!!

 

Pilotos #teamfitnessracing correm final do Brasileiro e Mundial de kart neste fim de semana

Neste fim de semana teremos time de pilotos que treinam na Fitness Racing (Academia de pilotos)  competindo na final do Brasileiro de kart em Porto Alegre e no campeonato mundial de Kart na Itália.

Na Europa o piloto Arthur Bertoncello atual campeão no Open Brasileiro de kart 2023 corre no mundial de kart em Lonato na Itália neste final de semana.

Pelo Brasileiro de kart  no Kartódromo do Velopark jovem piloto Lucas Kuhn corre na categoria Rotax já o piloto Arthur Cordeiro corre na categoria cadete.

– Boa sorte garotada e acelerem !!!

Piloto Arthur Bertoncello participa do mundial de kart em Lonato na Italia

 

Do nosso time da Fitness Racing esta semana o jovem piloto Arthur Bertoncello participa do Mundial de kart em Lonato na Itália.

Arthur Bertoncello iniciou a carreira kart há 2 anos, este ano em nível nacional já conquistou seu primeiro titulo nacional  no Open Nacional de kart na categoria Novatos que ocorreu no Kartódromo Internacional do Beto Carreiro em Penha /SC.

Na Fitness Racing Arthur Bertoncello iniciou os treinos já nos primeiros dias  que iniciou a carreira no kart e os resultados dos treinos na Fitness Racing  deste dois últimos anos vêm colhendo nas pistas.

– Boa sorte Arthur no mundial !!!

Temporada 2022 Fitness Racing atuou na preparação de pilotos em categorias de motorsports no Brasil e na Europa

A temporada 2022  do esporte motor para a Fitness Racing (Centro de treinamento de pilotos para alta performance esportiva em motorports)  foi de mais uma ano que  estivemos atuando na preparação de pilotos das  principais categorias do automobilismo brasileiro e também no automobilismo Europeu.

A Fitness Racing  esteve  presente nas principais categorias de motorsports profissional no Brasil – é  referência no Brasil em  avaliação ciêntifica para motorsports como de  preparação especifica das capacidades atléticas de pilotos para as pistas.

Veja abaixo quais categorias em que estivemos sendo representados na temporada 2022:

STOCK CAR, STOCK LIGHT , ENDURANCE BRASIL, FORMULA DELTA, COPA TRUCK , FORMULA INTER, COPA HB20, TURISMO NACIONAL, COPA CLASSIC,  KART (Shifter, Novatos, Cadete, F4, Rental )

Na Europa estivemos o presente na França e Espanha  atuamos na preparação de pilotos Brasileiros que andaram de GP2 (que já foi categoria de acesso a Fórmula 1) e Motovelocidade

Fitness Racing está em novo endereço em Curitiba

A Fitness Racing a estrutura física surgiu em 2014 atende pilotos das principais categorias de motorsport passa atuar em novo endereço em Curitiba

“Agora com um espaço mais amplo para atender novos projetos”  segundo Loir da Costa – proprietário da academia, deve ser mais atraente tanto para os pilotos que já treinam na Fitness Racing, além de adesão de novos alunos e adeptos com  novos segmentos voltados a alta performance que passarão atuar na sua nova sede.

Da mesma forma que no endereço anterior, os alunos poderão contar com programas de treinos  voltados para a modalidade do piloto e suas necessidades para o esporte, acompanhado de avaliação científica especifica para motorsport com dados precisos das reais capacidades e habilidades atléticas para as pistas, treino em simulador de corridas profissional de alta performance complementado com programas de treino físico, mental e neurosensorial especificos para pilotos com metodologia de condicionamento exclusivo para as pistas.

Referência no Brasil em treinamento de alta performance esportiva de pilotos de motorsports  a Fitness Racing atua com pilotos das principais categorias de automobilismo brasileiro como pilotos da Stock Car, Endurance Brasil, Porsche Cup, Fórmula 4 Brasileira, Stock Light, Turismo Nacional, Copa Truck, Rally e kart entre outras.

No ano de 2022 a Fitness Racing passou atuar no mercado internacional com programas de treino online acompanhando e preparando pilotos na Europa – berço do automobilismo mundial.

Com metodologia de treinamento totalmente voltada a excelência para alta performance de pilotos, a Fitness Racing desenvolveu pesquisas ciêntificas e experiências de atuação nos últimos 22 anos em mais de 100 pilotos das várias categorias do kart a Fórmula 1, contribui para surgimento de novos talentos nas pistas sendo referência no Brasil aplicando ciência juntamente com treinos direcionados para pilotos de motorsports identificando  pontos positivos e negativos e trabalhando de forma expressiva habilidades para pilotos com suporte que o atleta necessita para a preparação atlética para o esporte motor.

O novo endereço fica na Rua Piauí, n° 266, Bairro Parolim em Curitiba.

 

 

 

Temporada 2021 nas pistas pilotos que se prepararam na FITNESS RACING competiram nas principais categorias de motorports no Brasil

A temporada 2021  do esporte motor a Fitness Racing (Centro de treinamento de pilotos para alta performance esportiva em motorports)  esteve representada nas principais categorias do automobilismo brasileiro com o time de pilotos que se preparou em sua sede que fica atualmente  no Kartódromo Raceland na cidade de Pinhais (região metropolitana de Curitiba).

A Fitness Racing  esteve  presente nas principais categorias de motorsports profissional no Brasil, sendo  referência no Brasil em  avaliação ciêntifica e  preparação especifica das capacidades atléticas de pilotos para motorsports.

Veja abaixo quais pilotos e onde estivemos sendo representados na temporada 2021:

STOCK CAR – Na principal categoria do automobilismo brasileiro  piloto Gustavo Frigotto fez sua estreia depois de anos de passagens pela Stock light e Sprint Race e Fórmula 3.

STOCK LIGHT – Jovem piloto Zezinho Muggiati piloto revelação 2019 que pela Toyota Gazoo Academy e vencedor em sua primeira temporada na Stock Light em 2020 na etapa de São Paulo correu sua segunda temporada na principal categoria de acesso a Stock Car.

ENDURANCE BRASIL – Gustavo Kiryla corre sua segunda temporada com o carro AJR e conquistou o vice campeonato na catgeoria geral do Endurance Brasil em 2021.

ENDURANCE BRASIL Também nesta mesma categoria jovem piloto Pedro Ebrahim fez sua estreia na categoria correndo com Audi R8 e por fim conclui a temporada pela equipe Ginetta com o Ginetta G58 na categoria P1.

GT SPRINT RACE – Piloto Giovane Girotto estreiou em competições em carro de Turismo competindo na GT Sprint Race na classe AM e consagrando-se campeão nesta categoria.

ENDURANCE  – Piloto Duda Bana com passagens em várias categorias do automobilismo brasileiro (Truck, Endurance Brasil, Copa Montana, Stock Light) competiu de  Endurance com o protótipo predador equipado com motor AUDI.

COPA HB20 – Piloto Marcos Ramos com passagens em várias categorias do automobilismo correu na HB20

MOTOVELOCIDADE – Jovem piloto Mário Salles de 13 anos participou de sua sexta temporada no brasileiro de motovelocidade.

KART – No Kart tivemos a participação de pilotos de várias categorias:

KART senior A – Piloto Rafael Mansur Campeão brasileiro de kart de 2020 da categoria sênior B

Kart Novatos: jovens piloto Fabiano Afonso estreiou nas pistas

Kart Júnior Menor  Piloto Breno Ebrahim e piloto Heitor Licheski

Kart F4 – Piloto Enzo Macena e Juvi Sena e Laura Licheski

Kart  Rental  – Piloto Rafa Bin no  Kart Rental nos campeonatos da RA e RNK.

A Fitness Racing fornece programas de avaliação cientifica para pilotos de motorsports onde é possível mensurar aptidões atléticas do piloto para as pistas com programas de treinamento exclusivo  com dados fidedignos e mensuráveis das reais capacidades  e habilidades atléticas do piloto para o esporte  sendo referência no Brasil em trabalho de excelência esportiva no esporte para alta performance.

O piloto necessita evoluir sua preparação para o esporte motor

O automobilismo é um esporte em constante evolução tecnológica, do carro, da equipe e piloto que deve acompanhar e estar atualizado com o conjunto necessitando evoluir na sua preparação atlética para ter mais êxito no esporte.

Nos dias atuais além dos recursos que facilitam a pilotagem como direção hidráulica e elétrica, câmbio borboleta entre outros que diminuem bastante os efeitos fisiológicos para pilotagem, treinamento específicos para pilotos de esporte motor devem estar na preparação cotidiana para o com aprimoramento das capacidades atléticas para  pilotagem.

Apesar da configuração do carro ou ajustes aerodinâmicos, motor, pneus  entre outros itens estarem regulados e em perfeito funcionamento de competição a preparação atlética do piloto nem sempre está adequada para o esporte motor moderno, mas  deveriam ser um fator primordial para todo piloto trabalhando de forma correta a aptidão para obter excelência esportiva

“Nem todos os pilotos tem uma preparação adequado ao que realmente se deve trabalhar na preparação e não aptas para o que o piloto realmente necessita para as pistas, dando um falsa impressão que está preparado para o esporte motor dos dias atuais”. Enfatiza Head Trainer da Fitness Racing – Loir da Costa

 

Atleta piloto

O piloto passa por várias capacidades e aptidões atléticas para o competir no esporte motor. “Estudos comprovam que a energia necessária para dirigir um carro de corrida varia de 11 à 17 vezes o metabolismo de repouso, o que requer grandes quantidades de glicose e oxigênio. Isso equivale a quantidade de energia produzida por um jogador de futebol americano ou basquetebol. Fala o Head Trainer da Fitness Racing Loir da Costa

Cada categoria tem a sua particularidade e  necessidade para ser treinada entre as várias capacidades atléticas do piloto  um dos desafios físicos está de suportar o esforço  associado ao calor e evitar a hipertermia, que pode levar à confusão mental e perda da coordenação motora. O aumento da temperatura corporal também acarreta, além do suor excessivo, aumento da frequência cardíaca e respiratória.

 

NOSSO TRABALHO COM PILOTOS

Na Fitness Racing realizamos vários testes entre eles avaliação  científicas onde  detectamos aspectos excênciais no piloto como: tomada de decisão, controle muscular, atenção, visão periférica e reação e apartir daí traçamos o perfil do cliente e mensuramos o nível atlético que estão suas aptidões especificas para o esporte motor.

Este teste que realizamos é algo que antes levava-se meses para encontrar  a real necessidade ou capacidade do piloto para o automobilismo.  Muitos pilotos atletas nem sabem e nunca conseguiam chegar a este diagnóstico cientifico  preciso que fazemos e muitos dificilmente treinaram o que realmente necessita para o esporte nas pistas.

Após este teste traçamos programa de treinos específicos para atender o que o piloto necessita para o esporte motor baseado nos dados científicos coletados sendo desafiados com programas de treinos específicos,  precisos e acertivos para as especificidade das capacidades física e mental  o automobilismo sendo estimulados aptidões que otimizam seu tempo na preparação, reduzindo custos , esforço desnecessário no atleta e acelerando todo o processo de desenvolvimento de performance esportiva e aprimoramento em sua carreira no esporte  profissional.

 

Pilotos que treinam na Fitness Racing correm nas principais categorias de motorsports do Brasil este ano

A temporada 2021  iniciou no esporte motor brasileiro e mundial e o nosso #teamfitnessracing  estão nas pistas competindo nas principais categorias do esporte profissional e amador no Brasil. Veja abaixo quais pilotos e onde estamos sendo representados:

STOCK CAR – Na principal categoria do automobilismo brasileiro  piloto Gustavo Frigotto estréia sua primeira temporada depois de anos de passagens pela Stock light e Sprint Race e Fórmula 3. Gustavo assume o desafio em sua primeira temporada de aprendizado e aperfeiçoamento na Stock Car e  corre pela equipe RKL Racing.

STOCK LIGHT – Jovem piloto Zezinho Muggiati piloto revelação 2019 que pela Toyota Gazoo Academy e vencedor em sua primeira temporada na Stock Light em 2020 na etapa de São Paulo corre este ano na sua segunda temporada na principal categoria de acesso a Stock Car.

ENDURANCE BRASIL – Gustavo Kiryla corre sua segunda temporada com o carro AJR. Também nesta mesma categoria jovem piloto Pedro Ebrahim faz sua estreia na categoria correndo com Audi R8.

GT SPRINT RACE – Piloto Giovane Girotto estréia em competições em carro de Turismo competindo na GT Sprint Race na classe AM.

TURISMO NACIONAL – Piloto Duda Bana com passagens em várias categorias do automobilismo brasileiro(Truck, Endurance Brasil, Copa Montana, Stock Light) este ano corre no Turismo Nacional competindo com um Gol Volkswagen G6.

KART – Nos representando no kart temos o atual campeão brasileiro de kart de 2020 piloto Rafael Mansur campeão na categoria sênior B e também os jovens pilotos: Fabiano Afonso competindo na categoria Novatos,  Breno Ebrahim  estreando na categoria júnior menor além dos  irmãos Enzo Macena e Juvi Sena ambos correndo na categoria F4 de kart.

MOTOVELOCIDADE – Jovem piloto Mário Salles de 13 anos parte para  sexta  temporada na motovelocidade no Brasil. Marinho que já tem passagem pelas equipes oficiais das marcas como Honda e Yamaha é o mais novo da história da motovelocidade do Brasil a vencer uma corrida de motovelocidade. Este ano Marinho estréia nova casa e equipe com uma moto Kawasaki Ninja no brasileiro de motovelocidade.

KART RENTAL – Piloto Rafa Bin corre categoria de entrada do automobilismo real –  Kart Rental nos campeonatos da RA e RNK. Rafa Bin também é produtor de vídeo de automobilismo virtual e real e parte para o seu segundo ano em competições de kart.

 

Em busca de pilotos superatletas para o esporte motor

Olhando em volta de um carro de corrida tem toda a ciência exata e tecnologia envolvida que vai desde engenheiros, mecânicos, coach que interagem com o piloto com dados telemetria, análise e mapeamento de motor, aerodinâmica do carro, pneus… enfim  tudo no esporte motor moderno tem medidas claras, objetivas do equipamento  e  de comportamentos técnico de pilotagem.

Sabemos que as capacidades do atleta em se manter o nível técnico apurado, com todo suporte que existe neste esporte e a preparação adequada do piloto é essencial para uma boa performance no automobilismo.

Profissionais envolvidos na preparação do piloto especialistas que  conhecem as reais capacidades e necessidades e aptidões especificas para trabalhar no atleta de automobilismo moderno são poucos  mais difícil ainda muitos não tem um norte de base de programas de preparação e treinos com medidas objetivas e palpáveis e treináveis destas capacidades atléticas que o piloto de esporte motor atual necessita para o sucesso.

E neste cenário de busca pela superação de limites e obtenção do máximo que um atleta pode oferecer em termos de performance a Fitness Racing têm direcionado ao longo dos anos um terreno amplo para  de preparação e treinamentos de pilotos, com muitas pesquisas cientificas  aprofundadas no atleta de motorsports trabalho com equipamentos e de novas tecnologias com perspectivas que podem transformar de modo considerável as rotinas de preparação e aprimoramento  do piloto de esporte motor atual de alto rendimento.

Com metodologia exclusiva de trabalho acompanhado de avaliação cientifica das reais capacidades e aptidões do piloto e programas de treinamento  efetivos com equipamentos específicos a Fitness Racing  abre caminho para equipes de motorsports profissional consigam ter respostas  antecipatória do perfil de potencialidade do piloto bem como acelerar o  processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento das aptidões atléticas especificas para as pistas   se beneficiando antes mesmo do atleta ser trabalhado com a equipe.

Da mesma maneira, tanto a equipe, como o  investidor ou o próprio atleta consegue  direcionar e ter mais lucidez para sua carreira em determinada categoria do automobilismo profissional otimizando investimento, tempo e resultado para todos envolvidos no processo.

Gustavo Frigotto irá correr na Stock Car este ano

Foram anos de aprendizado na Stock Light, disputando campeonatos, conquistando pódios e vitórias, essa é a trajetória de Gustavo Frigotto no automobilismo. Paranaense, graduado em história, o piloto de 26 anos assume o cockpit na principal categoria de automobilismo brasileiro em 2021.

Frigotto correrá pela equipe RSF Racing que também faz sua estreia na Stock Car.

“Será algo incrível que está sendo realizado devido ao fruto do nosso trabalho na Stock Light. Foram 3 anos disputando o título, e estamos tentando subir de categoria desde 2017 e finalmente conseguimos concretizar. É um processo de crescimento mesmo, pois todos que estão comigo trabalharam muito para que isso acontecesse,” disse Frigotto.

Gustavo destacou-se nos últimos anos na Stock Light entre pódios, vitórias e disputou o titulo acirradamente prova a prova na temporada de 2019 com experiente piloto Guilherme Sallas da equipe KTF.

Durante a temporada 2019 da Stock Light o treinador da Fitness Racing Loir da Costa realizou trabalho com o piloto Gustavo Frigotto de preparação e treinamento psicofisico específico para automobilismo nos treinos e corridas  que contribuiram no desempenho de Gustavo nas pistas “Foi um ano bem competitivo o Gustavo e equipe conseguiu destacar, colher frutos e mostrar seu potencial nas pistas”. relata Loir

O trabalho que desenvolvemos com ele na Fitness Racing integrado com este trabalho especifico que fazemos durante as corridas é muito importante e decisisvo nos resultados durante as provas” afirma o treinador psicofísico Loir da Fitness Racing.

No grid de largada da Stock Car Gustavo Frigotto irá alinhar este ano com pilotos de renome internacional com passagens pela Fórmula 1 como Felipe Massa, Rubens Barichello e Tony Kanaan que servirá de grande aprendizado e desenvolvimento em sua carreira.